-
Arquitetos: Mayer & Selders
- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dirk Mayer
-
Fabricantes: ADF, Atlantic Wood, BRUMA, Cortizo, LSF light steel framing, Projecto Mosaico, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Remodelação e extensão de uma casa típica madeirense existente. Apesar de ficar perto do centro de Caniço, a propriedade apenas tem acesso pedonal através de uma vereda e o envolvente caracteriza-se pela paisagem rural típica madeirense. Numa primeira fase foi remodelada a casa existente, mantendo o exterior mas transformando o espaço interior numa única sala aberta de estar e cozinhar, com um pequeno escritório, uma casa de banho e um quarto no piso superior. A partir deste ponto, temos acesso a um terraço e a cobertura verde da segunda fase.
Uma casa de banho exterior e um espaço técnico formam a transição para a segunda parte, construída dois anos depois. A segunda fase serve de unidade separada para outros membros da família e foi desenhada a volta de uma mesa de trabalho IT, propositadamente desenhada para que os cabos, ocultos, passem por dentro do pé central da mesa e pavimento em direcção à sala do servidor. Uma cozinha de petiscos e bebidas, ainda por construir, foi desenhada atrás da mesa IT.
A zona de estar com os seus banco sofás em forma de U foi desenhada com um rebaixo de paivimento de cerca de dois degraus e com o tecto mais alto em simultaneo, sendo que o pé direito aumenta tanto a nível superior como inferior, está equipada com as ligações de som para “Home Cinema” e rede para a mesa central. A janela de canto abre para o jardim e aproveita a vista fantástica sobre o atlântico e as Ilhas Desertas.
O quarto da nova extensão tem uma casa de banho privativa e acesso para um pátio pequeno atrás da casa, entre o volume antigo e o novo. Os dois edifícios estão ligados por um alpendre prolongado, com um churrasco numa das extremidades e bancos de pedra de um lado, em toda a sua extenção. O reservatório de agua a norte da casa antiga, com uma área grande mas pouca profundidade, será transformado numa piscina natural sem químicos. Em contraste com o existente, a nova extensão foi construída com uma estrutura em aço leve (LSF) e está revestida em perfis de madeira termomodificada.